Translate

quinta-feira, 28 de julho de 2016

1° Cr么nicas 28


1 Ent茫o Davi reuniu em Jerusal茅m todos os pr铆ncipes de Israel, os pr铆ncipes das tribos, e os capit茫es das turmas, que serviam o rei, e os capit茫es dos milhares, e os capit茫es das centenas, e os administradores de toda a fazenda e possess茫o do rei, e de seus filhos, como tamb茅m os oficiais, os poderosos, e todo o homem valente.
2 E p么s-se o rei Davi em p茅, e disse: Ouvi-me, irm茫os meus, e povo meu; em meu cora莽茫o propus eu edificar uma casa de repouso para a arca da alian莽a do Senhor e para o estrado dos p茅s do nosso Deus, e eu tinha feito o preparo para a edificar.
3 Por茅m Deus me disse: N茫o edificar谩s casa ao meu nome, porque 茅s homem de guerra, e derramaste muito sangue.
4 E o Senhor Deus de Israel escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Jud谩 escolheu por soberano, e a casa de meu pai na casa de Jud谩; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer reinar sobre todo o Israel.
5 E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o Senhor), escolheu ele o meu filho Salom茫o para se assentar no trono do reino do Senhor sobre Israel.
6 E me disse: Teu filho Salom茫o, ele edificar谩 a minha casa e os meus 谩trios; porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai.
7 E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus ju铆zos, como at茅 ao dia de hoje.
8 Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congrega莽茫o do Senhor, e perante os ouvidos de nosso Deus, guardai e buscai todos os mandamentos do Senhor vosso Deus, para que possuais esta boa terra, e a fa莽ais herdar a vossos filhos depois de v贸s, para sempre.
9 E tu, meu filho Salom茫o, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um cora莽茫o perfeito e com uma alma volunt谩ria; porque esquadrinha o Senhor todos os cora莽玫es, e entende todas as imagina莽玫es dos pensamentos; se o buscares, ser谩 achado de ti; por茅m, se o deixares, rejeitar-te-谩 para sempre.
10 Olha, pois, agora, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santu谩rio; esfor莽a-te, e faze a obra.
11 E deu Davi a Salom茫o, seu filho, a planta do alpendre com as suas casas, e as suas tesourarias, e os seus cen谩culos, e as suas rec芒maras interiores, como tamb茅m da casa do propiciat贸rio.
12 E tamb茅m a planta de tudo quanto tinha em mente, a saber: dos 谩trios da casa do Senhor, e de todas as c芒maras ao redor, para os tesouros da casa de Deus, e para os tesouros das coisas sagradas;
13 E para as turmas dos sacerdotes, e para os levitas, e para toda a obra do minist茅rio da casa do Senhor, e para todos os utens铆lios do minist茅rio da casa do Senhor.
14 E deu ouro, segundo o peso do ouro, para todos os utens铆lios de cada minist茅rio; tamb茅m a prata, por peso, para todos os utens铆lios de prata, para todos os utens铆lios de cada minist茅rio.
15 E o peso para os casti莽ais de ouro, e suas candeias de ouro segundo o peso de cada casti莽al e as suas candeias; tamb茅m para os casti莽ais de prata, segundo o peso do casti莽al e as suas candeias, segundo o uso de cada casti莽al.
16 Tamb茅m deu o ouro por peso para as mesas da proposi莽茫o, para cada mesa; como tamb茅m a prata para as mesas de prata.
17 E ouro puro para os garfos, e para as bacias, e para os jarros, e para as ta莽as de ouro, para cada ta莽a seu peso; como tamb茅m para as ta莽as de prata, para cada ta莽a seu peso.
18 E para o altar do incenso, ouro purificado, por seu peso; como tamb茅m o ouro para o modelo do carro, a saber, dos querubins, que haviam de estender as asas, e cobrir a arca da alian莽a do Senhor.
19 Tudo isto, disse Davi, fez-me entender o Senhor, por escrito da sua m茫o, a saber, todas as obras desta planta.
20 E disse Davi a Salom茫o seu filho: Esfor莽a-te e tem bom 芒nimo, e faze a obra; n茫o temas, nem te apavores; porque o Senhor Deus, meu Deus, h谩 de ser contigo; n茫o te deixar谩, nem te desamparar谩, at茅 que acabes toda a obra do servi莽o da casa do Senhor.
21 E eis que a铆 tens as turmas dos sacerdotes e dos levitas para todo o minist茅rio da casa de Deus; est茫o tamb茅m contigo, para toda a obra, volunt谩rios com sabedoria de toda a esp茅cie para todo o minist茅rio; como tamb茅m todos os pr铆ncipes, e todo o povo, para todos os teus mandados.

Nenhum coment谩rio:

Postar um coment谩rio

Mensagens biblioteca, salmos e passagens deixadas pelo senhor Jesus quando veio ao mundo carnal