Translate

quinta-feira, 28 de julho de 2016

1° Cr么nicas CP 21 e 22

1° Cr么nicas 21
1 Ent茫o Satan谩s se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
2 E disse Davi a Joabe e aos maiorais do povo: Ide, numerai a Israel, desde Berseba at茅 D茫; e trazei-me a conta para que saiba o n煤mero deles.
3 Ent茫o disse Joabe: O SENHOR acrescente ao seu povo cem vezes tanto como 茅; porventura, 贸 rei meu senhor, n茫o s茫o todos servos de meu senhor? Por que procura isto o meu senhor? Porque seria isto causa de delito para com Israel.
4 Por茅m a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; por isso saiu Joabe, e passou por todo o Israel; ent茫o voltou para Jerusal茅m.
5 E Joabe deu a Davi a soma do n煤mero do povo; e era todo o Israel um milh茫o e cem mil homens, dos que arrancavam da espada; e de Jud谩 quatrocentos e setenta mil homens, dos que arrancavam da espada.
6 Por茅m os de Levi e Benjamim n茫o contou entre eles, porque a palavra do rei foi abomin谩vel a Joabe.
7 E este neg贸cio tamb茅m pareceu mau aos olhos de Deus; por isso feriu a Israel.
8 Ent茫o disse Davi a Deus: Gravemente pequei em fazer este neg贸cio; por茅m agora s锚 servido tirar a iniq眉idade de teu servo, porque procedi mui loucamente.
9 Falou, pois, o Senhor a Gade, o vidente de Davi, dizendo:
10 Vai, e fala a Davi, dizendo: Assim diz o Senhor: Tr锚s coisas te proponho; escolhe uma delas, para que eu ta fa莽a.
11 E Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Escolhe para ti,
12 Ou tr锚s anos de fome, ou que tr锚s meses sejas consumido diante dos teus advers谩rios, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que tr锚s dias a espada do Senhor, isto 茅, a peste na terra, e o anjo do Senhor destrua todos os termos de Israel; v锚, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou.
13 Ent茫o disse Davi a Gade: Estou em grande ang煤stia; caia eu, pois, nas m茫os do Senhor, porque s茫o muit铆ssimas as suas miseric贸rdias; mas que eu n茫o caia nas m茫os dos homens.
14 Mandou, pois, o Senhor a peste a Israel; e ca铆ram de Israel setenta mil homens.
15 E Deus mandou um anjo a Jerusal茅m para a destruir; e, destruindo-a ele, o Senhor olhou, e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta, agora retira a tua m茫o. E o anjo do Senhor estava junto 脿 eira de Orn茫, o jebuseu.
16 E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do Senhor, que estava entre a terra e o c茅u, com a sua espada desembainhada na sua m茫o estendida contra Jerusal茅m; ent茫o Davi e os anci茫os, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos.
17 E disse Davi a Deus: N茫o sou eu o que disse que se contasse o povo? E eu mesmo sou o que pequei, e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? Ah! Senhor, meu Deus, seja a tua m茫o contra mim, e contra a casa de meu pai, e n茫o para castigo de teu povo.
18 Ent茫o o anjo do Senhor ordenou a Gade que dissesse a Davi para subir e levantar um altar ao Senhor na eira de Orn茫, o jebuseu.
19 Subiu, pois, Davi, conforme a palavra de Gade, que falara em nome do Senhor.
20 E, virando-se Orn茫, viu o anjo, e esconderam-se seus quatro filhos que estavam com ele; e Orn茫 estava trilhando o trigo.
21 E Davi veio a Orn茫; e olhou Orn茫, e viu a Davi, e saiu da eira, e se prostrou perante Davi com o rosto em terra.
22 E disse Davi a Orn茫: D谩-me este lugar da eira, para edificar nele um altar ao Senhor; d谩-mo pelo seu valor, para que cesse este castigo sobre o povo.
23 Ent茫o disse Orn茫 a Davi: Toma-o para ti, e fa莽a o rei meu senhor dele o que parecer bem aos seus olhos; eis que dou os bois para holocaustos, e os trilhos para lenha, e o trigo para oferta de alimentos; tudo dou.
24 E disse o rei Davi a Orn茫: N茫o, antes, pelo seu valor, a quero comprar; porque n茫o tomarei o que 茅 teu, para o Senhor, para que n茫o ofere莽a holocausto sem custo.
25 E Davi deu a Orn茫, por aquele lugar, o peso de seiscentos siclos de ouro.
26 Ent茫o Davi edificou ali um altar ao Senhor, e ofereceu nele holocaustos e sacrif铆cios pac铆ficos; e invocou o Senhor, o qual lhe respondeu com fogo do c茅u sobre o altar do holocausto.
27 E o Senhor deu ordem ao anjo, e ele tornou a sua espada 脿 bainha.
28 Vendo Davi, no mesmo tempo, que o Senhor lhe respondera na eira de Orn茫, o jebuseu, sacrificou ali.
29 Porque o tabern谩culo do Senhor, que Mois茅s fizera no deserto, e o altar do holocausto, estavam naquele tempo no alto de Gibeom.
30 E n茫o podia Davi ir perante ele consultar a Deus; porque estava aterrorizado por causa da espada do anjo do Senhor.

1°Cr么nicas 22
1 E disse Davi: Esta ser谩 a casa do SENHOR Deus, e este ser谩 o altar do holocausto para Israel.
2 E deu ordem Davi que se ajuntassem os estrangeiros que estavam na terra de Israel; e ordenou cortadores de pedras, para que lavrassem pedras de cantaria, para edificar a casa de Deus.
3 E aparelhou Davi ferro em abund芒ncia, para os pregos das portas das entradas, e para as junturas; como tamb茅m cobre em abund芒ncia, que n茫o foi pesado;
4 E madeira de cedro sem conta; porque os sid么nios e t铆rios traziam a Davi madeira de cedro em abund芒ncia.
5 Porque dizia Davi: Salom茫o, meu filho, ainda 茅 mo莽o e tenro, e a casa que se h谩 de edificar para o Senhor deve ser magn铆fica em excel锚ncia, para nome e gl贸ria em todas as terras; eu, pois, agora lhe prepararei materiais. Assim preparou Davi materiais em abund芒ncia, antes da sua morte.
6 Ent茫o chamou a Salom茫o seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma casa ao Senhor Deus de Israel.
7 E disse Davi a Salom茫o: Filho meu, quanto a mim, tive em meu cora莽茫o o prop贸sito de edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus.
8 Por茅m, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Tu derramaste sangue em abund芒ncia, e fizeste grandes guerras; n茫o edificar谩s casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante mim.
9 Eis que o filho que te nascer ser谩 homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salom茫o ser谩 o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias.
10 Ele edificar谩 uma casa ao meu nome, e me ser谩 por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre.
11 Agora, pois, meu filho, o Senhor seja contigo; e prospera, e edifica a casa do Senhor teu Deus, como ele disse de ti.
12 O Senhor te d锚 t茫o-somente prud锚ncia e entendimento, e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a lei do Senhor teu Deus.
13 Ent茫o prosperar谩s, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os ju铆zos, que o Senhor mandou a Mois茅s acerca de Israel; esfor莽a-te, e tem bom 芒nimo; n茫o temas, nem tenhas pavor.
14 Eis que na minha afli莽茫o preparei para a casa do Senhor cem mil talentos de ouro, e um milh茫o de talentos de prata, e de cobre e de ferro que n茫o se pesou, porque era em abund芒ncia; tamb茅m madeira e pedras preparei, e tu suprir谩s o que faltar.
15 Tamb茅m tens contigo obreiros em grande n煤mero, cortadores e art铆fices em obra de pedra e madeira; e toda a sorte de peritos em toda a esp茅cie de obra.
16 Do ouro, da prata, e do cobre, e do ferro n茫o h谩 conta. Levanta-te, pois, e faze a obra, e o Senhor seja contigo.
17 E Davi deu ordem a todos os pr铆ncipes de Israel que ajudassem a Salom茫o, seu filho, dizendo:
18 Porventura n茫o est谩 convosco o Senhor vosso Deus, e n茫o vos deu repouso ao redor? Porque entregou na minha m茫o os moradores da terra; e a terra foi sujeita perante o Senhor e perante o seu povo.
19 Disponde, pois, agora o vosso cora莽茫o e a vossa alma para buscardes ao Senhor vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santu谩rio do Senhor Deus, para que a arca da alian莽a do Senhor, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se h谩 de edificar ao nome do Senhor.

Nenhum coment谩rio:

Postar um coment谩rio

Mensagens biblioteca, salmos e passagens deixadas pelo senhor Jesus quando veio ao mundo carnal