Translate

quinta-feira, 28 de julho de 2016

1° Cr么nicas 29


1 Disse mais o rei Davi a toda a congrega莽茫o: Salom茫o, meu filho, a quem s贸 Deus escolheu, 茅 ainda mo莽o e tenro, e esta obra 茅 grande; porque n茫o 茅 o pal谩cio para homem, mas para o SENHOR Deus.
2 Eu, pois, com todas as minhas for莽as j谩 tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras de 么nix, e as de engaste, e pedras ornamentais, e pedras de diversas cores, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras de m谩rmore em abund芒ncia.
3 E ainda, porque tenho afeto 脿 casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santu谩rio:
4 Tr锚s mil talentos de ouro de Ofir; e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas.
5 Ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de m茫o dos art铆fices. Quem, pois, est谩 disposto a encher a sua m茫o, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor?
6 Ent茫o os chefes dos pais, e os pr铆ncipes das tribos de Israel, e os capit茫es de mil e de cem, at茅 os chefes da obra do rei, voluntariamente contribu铆ram.
7 E deram para o servi莽o da casa de Deus cinco mil talentos de ouro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro.
8 E os que possu铆am pedras preciosas, deram-nas para o tesouro da casa do Senhor, a cargo de Jeiel o gersonita.
9 E o povo se alegrou porque contribu铆ram voluntariamente; porque, com cora莽茫o perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e tamb茅m o rei Davi se alegrou com grande alegria.
10 Por isso Davi louvou ao Senhor na presen莽a de toda a congrega莽茫o; e disse Davi: Bendito 茅s tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.
11 Tua 茅, Senhor, a magnific锚ncia, e o poder, e a honra, e a vit贸ria, e a majestade; porque teu 茅 tudo quanto h谩 nos c茅us e na terra; teu 茅, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabe莽a sobre todos.
12 E riquezas e gl贸ria v锚m de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua m茫o h谩 for莽a e poder; e na tua m茫o est谩 o engrandecer e o dar for莽a a tudo.
13 Agora, pois, 贸 Deus nosso, gra莽as te damos, e louvamos o nome da tua gl贸ria.
14 Porque quem sou eu, e quem 茅 o meu povo, para que pud茅ssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que 茅 teu to damos.
15 Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra s茫o os nossos dias sobre a terra, e sem ti n茫o h谩 esperan莽a.
16 Senhor, nosso Deus, toda esta abund芒ncia, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua m茫o, e 茅 toda tua.
17 E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os cora莽玫es, e que da sinceridade te agradas; eu tamb茅m na sinceridade de meu cora莽茫o voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.
18 Senhor Deus de Abra茫o, Isaque, e Israel, nossos pais, conserva isto para sempre no intento dos pensamentos do cora莽茫o de teu povo; e encaminha o seu cora莽茫o para ti.
19 E a Salom茫o, meu filho, d谩 um cora莽茫o perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este pal谩cio que tenho preparado.
20 Ent茫o disse Davi a toda a congrega莽茫o: Agora louvai ao Senhor vosso Deus. Ent茫o toda a congrega莽茫o louvou ao Senhor Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o Senhor, e o rei.
21 E ao outro dia imolaram sacrif铆cios ao Senhor, e ofereceram holocaustos ao Senhor, mil bezerros, mil carneiros, mil cordeiros, com as suas liba莽玫es; e sacrif铆cios em abund芒ncia por todo o Israel.
22 E comeram e beberam naquele dia perante o Senhor, com grande gozo; e a segunda vez fizeram rei a Salom茫o filho de Davi, e o ungiram ao Senhor por l铆der, e a Zadoque por sacerdote.
23 Assim Salom茫o se assentou no trono do Senhor, como rei, em lugar de Davi seu pai, e prosperou; e todo o Israel lhe obedecia.
24 E todos os pr铆ncipes, e os grandes, e at茅 todos os filhos do rei Davi, se submeteram ao rei Salom茫o.
25 E o Senhor magnificou a Salom茫o grandissimamente, perante os olhos de todo o Israel; e deu-lhe majestade real, qual antes dele n茫o teve nenhum rei em Israel.
26 Assim Davi, filho de Jess茅, reinou sobre todo o Israel.
27 E foram os dias que reinou sobre Israel, quarenta anos; em Hebrom reinou sete anos, e em Jerusal茅m reinou trinta e tr锚s.
28 E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e gl贸ria; e Salom茫o, seu filho, reinou em seu lugar.
29 Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os 煤ltimos, eis que est茫o escritos nas cr么nicas de Samuel, o vidente, e nas cr么nicas do profeta Nat茫, e nas cr么nicas de Gade, o vidente,
30 Juntamente com todo o seu reinado e o seu poder; e os tempos que passaram sobre ele, e sobre Israel, e sobre todos os reinos daquelas terras.

Nenhum coment谩rio:

Postar um coment谩rio

Mensagens biblioteca, salmos e passagens deixadas pelo senhor Jesus quando veio ao mundo carnal