Translate

s谩bado, 30 de julho de 2016

J贸 31

1 Fiz alian莽a com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?
2 Que por莽茫o teria eu do Deus l谩 de cima, ou que heran莽a do TodoPoderoso desde as alturas?
3 Porventura n茫o 茅 a perdi莽茫o para o perverso, o desastre para os que praticam iniq眉idade?
4 Ou n茫o v锚 ele os meus caminhos, e n茫o conta todos os meus passos?
5 Se andei com falsidade, e se o meu p茅 se apressou para o engano
6 Pese-me em balan莽as fi茅is, e saber谩 Deus a minha sinceridade,
7 Se os meus passos se desviaram do caminho, e se o meu cora莽茫o segue os meus olhos, e se 脿s minhas m茫os se apegou qualquer coisa,
8 Ent茫o semeie eu e outro coma, e seja a minha descend锚ncia arrancada at茅 脿 raiz.
9 Se o meu cora莽茫o se deixou seduzir por uma mulher, ou se eu armei trai莽玫es 脿 porta do meu pr贸ximo,
10 Ent茫o moa minha mulher para outro, e outros se encurvem sobre ela,
11 Porque 茅 uma inf芒mia, e 茅 delito pertencente aos ju铆zes.
12 Porque 茅 fogo que consome at茅 脿 perdi莽茫o, e desarraigaria toda a minha renda.
13 Se desprezei o direito do meu servo ou da minha serva, quando eles contendiam comigo;
14 Ent茫o que faria eu quando Deus se levantasse? E, inquirindo a causa, que lhe responderia?
15 Aquele que me formou no ventre n茫o o fez tamb茅m a ele? Ou n茫o nos formou do mesmo modo na madre?
16 Se retive o que os pobres desejavam, ou fiz desfalecer os olhos da vi煤va,
17 Ou se, sozinho comi o meu bocado, e o 贸rf茫o n茫o comeu dele
18 Porque desde a minha mocidade cresceu comigo como com seu pai, e fui o guia da vi煤va desde o ventre de minha m茫e,
19 Se algu茅m vi perecer por falta de roupa, e ao necessitado por n茫o ter coberta,
20 Se os seus lombos n茫o me aben莽oaram, se ele n茫o se aquentava com as peles dos meus cordeiros,
21 Se eu levantei a minha m茫o contra o 贸rf茫o, porquanto na porta via a minha ajuda,
22 Ent茫o caia do ombro a minha esp谩dua, e separe-se o meu bra莽o do osso.
23 Porque o castigo de Deus era para mim um assombro, e eu n茫o podia suportar a sua grandeza.
24 Se no ouro pus a minha esperan莽a, ou disse ao ouro fino: Tu 茅s a minha confian莽a;
25 Se me alegrei de que era muita a minha riqueza, e de que a minha m茫o tinha alcan莽ado muito;
26 Se olhei para o sol, quando resplandecia, ou para a lua, caminhando gloriosa,
27 E o meu cora莽茫o se deixou enganar em oculto, e a minha boca beijou a minha m茫o,
28 Tamb茅m isto seria delito 脿 puni莽茫o de ju铆zes; pois assim negaria a Deus que est谩 l谩 em cima.
29 Se me alegrei da desgra莽a do que me tem 贸dio, e se exultei quando o mal o atingiu
30 Tamb茅m n茫o deixei pecar a minha boca, desejando a sua morte com maldi莽茫o;
31 Se a gente da minha tenda n茫o disse: Ah! quem nos dar谩 da sua carne? Nunca nos fartar铆amos dela.
32 O estrangeiro n茫o passava a noite na rua; as minhas portas abria ao viandante.
33 Se, como Ad茫o, encobri as minhas transgress玫es, ocultando o meu delito no meu seio;
34 Porque eu temia a grande multid茫o, e o desprezo das fam铆lias me apavorava, e eu me calei, e n茫o sa铆 da porta;
35 Ah! quem me dera um que me ouvisse! Eis que o meu desejo 茅 que o Todo-Poderoso me responda, e que o meu advers谩rio escreva um livro.
36 Por certo que o levaria sobre o meu ombro, sobre mim o ataria por coroa.
37 O n煤mero dos meus passos lhe mostraria; como pr铆ncipe me chegaria a ele.
38 Se a minha terra clamar contra mim, e se os seus sulcos juntamente chorarem,
39 Se comi os seus frutos sem dinheiro, e sufoquei a alma dos seus donos,
40 Por trigo me produza cardos, e por cevada joio. Acabaram-se as palavras de J贸.

Nenhum coment谩rio:

Postar um coment谩rio

Mensagens biblioteca, salmos e passagens deixadas pelo senhor Jesus quando veio ao mundo carnal