Translate

s谩bado, 30 de julho de 2016

Prov茅rbios 1

1 Prov茅rbios de Salom茫o, filho de Davi, rei de Israel;
2 Para se conhecer a sabedoria e a instru莽茫o; para se entenderem, as palavras da prud锚ncia.
3 Para se receber a instru莽茫o do entendimento, a justi莽a, o ju铆zo e a eq眉idade;
4 Para dar aos simples, prud锚ncia, e aos mo莽os, conhecimento e bom siso;
5 O s谩bio ouvir谩 e crescer谩 em conhecimento, e o entendido adquirir谩 s谩bios conselhos;
6 Para entender os prov茅rbios e sua interpreta莽茫o; as palavras dos s谩bios e as suas proposi莽玫es.
7 O temor do Senhor 茅 o princ铆pio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instru莽茫o.
8 Filho meu, ouve a instru莽茫o de teu pai, e n茫o deixes o ensinamento de tua m茫e,
9 Porque ser茫o como diadema gracioso em tua cabe莽a, e colares ao teu pesco莽o.
10 Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, n茫o aceites.
11 Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo;
12 Traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem 脿 cova;
13 Acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos;
14 Lan莽a a tua sorte conosco; teremos todos uma s贸 bolsa!
15 Filho meu, n茫o te ponhas a caminho com eles; desvia o teu p茅 das suas veredas;
16 Porque os seus p茅s correm para o mal, e se apressam a derramar sangue.
17 Na verdade 茅 in煤til estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave.
18 No entanto estes armam ciladas contra o seu pr贸prio sangue; e espreitam suas pr贸prias vidas.
19 S茫o assim as veredas de todo aquele que usa de cobi莽a: ela p玫e a perder a alma dos que a possuem.
20 A sabedoria clama l谩 fora; pelas ruas levanta a sua voz.
21 Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:
22 At茅 quando, 贸 simples, amareis a simplicidade? E v贸s escarnecedores, desejareis o esc谩rnio? E v贸s insensatos, odiareis o conhecimento?
23 Atentai para a minha repreens茫o; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu esp铆rito e vos farei saber as minhas palavras.
24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha m茫o e n茫o houve quem desse aten莽茫o,
25 Antes rejeitastes todo o meu conselho, e n茫o quisestes a minha repreens茫o,
26 Tamb茅m de minha parte eu me rirei na vossa perdi莽茫o e zombarei, em vindo o vosso temor.
27 Vindo o vosso temor como a assola莽茫o, e vindo a vossa perdi莽茫o como uma tormenta, sobrevir谩 a v贸s aperto e ang煤stia.
28 Ent茫o clamar茫o a mim, mas eu n茫o responderei; de madrugada me buscar茫o, por茅m n茫o me achar茫o.
29 Porquanto odiaram o conhecimento; e n茫o preferiram o temor do Senhor:
30 N茫o aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreens茫o.
31 Portanto comer茫o do fruto do seu caminho, e fartar-se-茫o dos seus pr贸prios conselhos.
32 Porque o erro dos simples os matar谩, e o desvario dos insensatos os destruir谩.
33 Mas o que me der ouvidos habitar谩 em seguran莽a, e estar谩 livre do temor do mal.

Nenhum coment谩rio:

Postar um coment谩rio

Mensagens biblioteca, salmos e passagens deixadas pelo senhor Jesus quando veio ao mundo carnal