Translate

s谩bado, 30 de julho de 2016

Prov茅rbios 4


1 Ouvi, filhos, a instru莽茫o do pai, e estai atentos para conhecerdes a prud锚ncia.
2 Pois dou-vos boa doutrina; n茫o deixeis a minha lei.
3 Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e 煤nico diante de minha m茫e.
4 E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu cora莽茫o as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.
5 Adquire sabedoria, adquire intelig锚ncia, e n茫o te esque莽as nem te apartes das palavras da minha boca.
6 N茫o a abandones e ela te guardar谩; ama-a, e ela te proteger谩.
7 A sabedoria 茅 a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisi莽茫o de entendimento.
8 Exalta-a, e ela te exaltar谩; e, abra莽ando-a tu, ela te honrar谩.
9 Dar谩 脿 tua cabe莽a um diadema de gra莽a e uma coroa de gl贸ria te entregar谩.
10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicar茫o os anos da tua vida.
11 No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retid茫o te fiz andar.
12 Por elas andando, n茫o se embara莽ar茫o os teus passos; e se correres n茫o trope莽ar谩s.
13 Apega-te 脿 instru莽茫o e n茫o a largues; guarda-a, porque ela 茅 a tua vida.
14 N茫o entres pela vereda dos 铆mpios, nem andes no caminho dos maus.
15 Evita-o; n茫o passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.
16 Pois n茫o dormem, se n茫o fizerem mal, e foge deles o sono se n茫o fizerem algu茅m trope莽ar.
17 Porque comem o p茫o da impiedade, e bebem o vinho da viol锚ncia.
18 Mas a vereda dos justos 茅 como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais at茅 ser dia perfeito.
19 O caminho dos 铆mpios 茅 como a escurid茫o; nem sabem em que trope莽am.
20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; 脿s minhas raz玫es inclina o teu ouvido.
21 N茫o as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no 铆ntimo do teu cora莽茫o.
22 Porque s茫o vida para os que as acham, e sa煤de para todo o seu corpo.
23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu cora莽茫o, porque dele procedem as fontes da vida.
24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos l谩bios.
25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas p谩lpebras olhem direto diante de ti.
26 Pondera a vereda de teus p茅s, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
27 N茫o declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu p茅 do mal.

Nenhum coment谩rio:

Postar um coment谩rio

Mensagens biblioteca, salmos e passagens deixadas pelo senhor Jesus quando veio ao mundo carnal