Translate

quinta-feira, 21 de julho de 2016

GĂȘnesis 29




1 EntĂŁo pĂŽs-se JacĂł a caminho e foi Ă  terra do povo do oriente;
2 E olhou, e eis um poço no campo, e eis trĂȘs rebanhos de ovelhas que estavam deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos; e havia uma grande pedra sobre a boca do poço.
3 E ajuntavam ali todos os rebanhos, e removiam a pedra de sobre a boca do poço, e davam de beber Ă s ovelhas; e tornavam a pĂŽr a pedra sobre a boca do poço, no seu lugar.
4 E disse-lhes JacĂł: Meus irmĂŁos, donde sois? E disseram: Somos de HarĂŁ.
5 E ele lhes disse: Conheceis a LabĂŁo, filho de Naor? E disseram: Conhecemos.
6 Disse-lhes mais: EstĂĄ ele bem? E disseram: EstĂĄ bem, e eis aqui Raquel sua filha, que vem com as ovelhas.
7 E ele disse: Eis que ainda Ă© pleno dia, nĂŁo Ă© tempo de ajuntar o gado; dai de beber Ă s ovelhas, e ide apascentĂĄ-las.
8 E disseram: NĂŁo podemos, atĂ© que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber Ă s ovelhas.
9 Estando ele ainda falando com eles, veio Raquel com as ovelhas de seu pai; porque ela era pastora.
10 E aconteceu que, vendo JacĂł a Raquel, filha de LabĂŁo, irmĂŁo de sua mĂŁe, e as ovelhas de LabĂŁo, irmĂŁo de sua mĂŁe, chegou JacĂł, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber Ă s ovelhas de LabĂŁo, irmĂŁo de sua mĂŁe.
11 E JacĂł beijou a Raquel, e levantou a sua voz e chorou.
12 E JacĂł anunciou a Raquel que era irmĂŁo de seu pai, e que era filho de Rebeca; entĂŁo ela correu, e o anunciou a seu pai.
13 E aconteceu que, ouvindo LabĂŁo as novas de JacĂł, filho de sua irmĂŁ, correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e beijou-o, e levou-o Ă  sua casa; e ele contou a LabĂŁo todas estas coisas.
14 EntĂŁo LabĂŁo disse-lhe: Verdadeiramente Ă©s tu o meu osso e a minha carne. E ficou com ele um mĂȘs inteiro.
15 Depois disse LabĂŁo a JacĂł: Porque tu Ă©s meu irmĂŁo, hĂĄs de servir-me de graça? Declara-me qual serĂĄ o teu salĂĄrio.
16 E LabĂŁo tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel.
17 Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa Ă  vista.
18 E JacĂł amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.
19 EntĂŁo disse LabĂŁo: Melhor Ă© que eu a dĂȘ a ti, do que eu a dĂȘ a outro homem; fica comigo.
20 Assim serviu JacĂł sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.
21 E disse JacĂł a LabĂŁo: DĂĄ-me minha mulher, porque meus dias sĂŁo cumpridos, para que eu me case com ela.
22 EntĂŁo reuniu LabĂŁo a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete.
23 E aconteceu, Ă  tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a JacĂł que a possuiu.
24 E LabĂŁo deu sua serva Zilpa a Lia, sua filha, por serva.
25 E aconteceu que pela manhĂŁ, viu que era Lia; pelo que disse a LabĂŁo: Por que me fizeste isso? NĂŁo te tenho servido por Raquel? Por que entĂŁo me enganaste?
26 E disse LabĂŁo: NĂŁo se faz assim no nosso lugar, que a menor se dĂȘ antes da primogĂȘnita.
27 Cumpre a semana desta; entĂŁo te daremos tambĂ©m a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires.
28 E JacĂł fez assim, e cumpriu a semana de Lia; entĂŁo lhe deu por mulher Raquel sua filha.
29 E LabĂŁo deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha.
30 E possuiu tambĂ©m a Raquel, e amou tambĂ©m a Raquel mais do que a Lia e serviu com ele ainda outros sete anos.
31 Vendo, pois, o Senhor que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porĂ©m Raquel era estĂ©ril.
32 E concebeu Lia, e deu Ă  luz um filho, e chamou-o RĂșben; pois disse: Porque o Senhor atendeu Ă  minha aflição, por isso agora me amarĂĄ o meu marido.
33 E concebeu outra vez, e deu Ă  luz um filho, dizendo: Porquanto o Senhor ouviu que eu era desprezada, e deu-me tambĂ©m este. E chamou-o SimeĂŁo.
34 E concebeu outra vez, e deu Ă  luz um filho, dizendo: Agora esta vez se unirĂĄ meu marido a mim, porque trĂȘs filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi.
35 E concebeu outra vez e deu Ă  luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao Senhor. Por isso chamou-o JudĂĄ; e cessou de dar Ă  luz.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Mensagens biblioteca, salmos e passagens deixadas pelo senhor Jesus quando veio ao mundo carnal