Translate

quinta-feira, 21 de julho de 2016

GĂȘnesis 48

1 E aconteceu, depois destas coisas, que alguém disse a José: Eis que teu pai estå enfermo. Então tomou consigo os seus dois filhos, Manassés e Efraim.
2 E alguém participou a Jacó, e disse: Eis que José teu filho vem a ti. E esforçou-se Israel, e assentou-se sobre a cama.
3 E Jacó disse a José: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou.
4 E me disse: Eis que te farei frutificar e multiplicar, e tornar-te-ei uma multidĂŁo de povos e darei esta terra Ă  tua descendĂȘncia depois de ti, em possessĂŁo perpĂ©tua.
5 Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, sĂŁo meus: Efraim e ManassĂ©s serĂŁo meus, como RĂșben e SimeĂŁo;
6 Mas a tua geração, que gerarås depois deles, serå tua; segundo o nome de seus irmãos serão chamados na sua herança.
7 Vindo, pois, eu de Padã, morreu-me Raquel no caminho, na terra de Canaã, havendo ainda pequena distùncia para chegar a Efrata; e eu a sepultei ali, no caminho de Efrata, que é Belém.
8 E Israel viu os filhos de José, e disse: Quem são estes?
9 E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe.
10 Os olhos de Israel, porĂ©m, estavam carregados de velhice, jĂĄ nĂŁo podia ver; e fĂȘ-los chegar a ele, e beijou-os, e abraçou-os.
11 E Israel disse a JosĂ©: Eu nĂŁo cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver tambĂ©m a tua descendĂȘncia.
12 Então José os tirou dos joelhos de seu pai, e inclinou-se à terra diante da sua face.
13 E tomou JosĂ© a ambos, a Efraim na sua mĂŁo direita, Ă  esquerda de Israel, e ManassĂ©s na sua mĂŁo esquerda, Ă  direita de Israel, e fĂȘ-los chegar a ele.
14 Mas Israel estendeu a sua mĂŁo direita e a pĂŽs sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de ManassĂ©s, dirigindo as suas mĂŁos propositadamente, nĂŁo obstante ManassĂ©s ser o primogĂȘnito.
15 E abençoou a José, e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia;
16 O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra.
17 Vendo, pois, José que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés.
18 E JosĂ© disse a seu pai: NĂŁo assim, meu pai, porque este Ă© o primogĂȘnito; pĂ”e a tua mĂŁo direita sobre a sua cabeça.
19 Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; tambĂ©m ele serĂĄ um povo, e tambĂ©m ele serĂĄ grande; contudo o seu irmĂŁo menor serĂĄ maior que ele, e a sua descendĂȘncia serĂĄ uma multidĂŁo de naçÔes.
20 Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoarå Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pÎs a Efraim diante de Manassés.
21 Depois disse Israel a José: Eis que eu morro, mas Deus serå convosco, e vos farå tornar à terra de vossos pais.
22 E eu tenho dado a ti um pedaço da terra a mais do que a teus irmãos, que tomei com a minha espada e com o meu arco, da mão dos amorreus.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Mensagens biblioteca, salmos e passagens deixadas pelo senhor Jesus quando veio ao mundo carnal