Translate

quinta-feira, 21 de julho de 2016

GĂȘnesis 49


1 Depois chamou JacĂł a seus filhos, e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos hĂĄ de acontecer nos dias vindouros;
2 Ajuntai-vos, e ouvi, filhos de JacĂł; e ouvi a Israel vosso pai.
3 RĂșben, tu Ă©s meu primogĂȘnito, minha força e o princĂ­pio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder.
4 Impetuoso como a ĂĄgua, nĂŁo serĂĄs o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. EntĂŁo o contaminaste; subiu Ă  minha cama.
5 SimeĂŁo e Levi sĂŁo irmĂŁos; as suas espadas sĂŁo instrumentos de violĂȘncia.
6 No seu secreto conselho nĂŁo entre minha alma, com a sua congregação minha glĂłria nĂŁo se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois.
7 Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em JacĂł, e os espalharei em Israel.
8 JudĂĄ, a ti te louvarĂŁo os teus irmĂŁos; a tua mĂŁo serĂĄ sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarĂŁo.
9 JudĂĄ Ă© um leĂŁozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leĂŁo, e como um leĂŁo velho; quem o despertarĂĄ?
10 O cetro nĂŁo se arredarĂĄ de JudĂĄ, nem o legislador dentre seus pĂ©s, atĂ© que venha SilĂł; e a ele se congregarĂŁo os povos.
11 Ele amarrarĂĄ o seu jumentinho Ă  vide, e o filho da sua jumenta Ă  cepa mais excelente; ele lavarĂĄ a sua roupa no vinho, e a sua capa em sangue de uvas.
12 Os olhos serĂŁo vermelhos de vinho, e os dentes brancos de leite.
13 Zebulom habitarĂĄ no porto dos mares, e serĂĄ como porto dos navios, e o seu termo serĂĄ para Sidom.
14 Issacar Ă© jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.
15 E viu ele que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo.
16 DĂŁ julgarĂĄ o seu povo, como uma das tribos de Israel.
17 DĂŁ serĂĄ serpente junto ao caminho, uma vĂ­bora junto Ă  vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrĂĄs.
18 A tua salvação espero, Ăł Senhor!
19 Quanto a Gade, uma tropa o acometerĂĄ; mas ele a acometerĂĄ por fim.
20 De Aser, o seu pĂŁo serĂĄ gordo, e ele darĂĄ delĂ­cias reais.
21 Naftali Ă© uma gazela solta; ele dĂĄ palavras formosas.
22 JosĂ© Ă© um ramo frutĂ­fero, ramo frutĂ­fero junto Ă  fonte; seus ramos correm sobre o muro.
23 Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram.
24 O seu arco, porĂ©m, susteve-se no forte, e os braços de suas mĂŁos foram fortalecidos pelas mĂŁos do Valente de JacĂł (de onde Ă© o pastor e a pedra de Israel).
25 Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudarĂĄ, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoarĂĄ com bĂȘnçãos dos altos cĂ©us, com bĂȘnçãos do abismo que estĂĄ embaixo, com bĂȘnçãos dos seios e da madre.
26 As bĂȘnçãos de teu pai excederĂŁo as bĂȘnçãos de meus pais, atĂ© Ă  extremidade dos outeiros eternos; elas estarĂŁo sobre a cabeça de JosĂ©, e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmĂŁos.
27 Benjamim Ă© lobo que despedaça; pela manhĂŁ comerĂĄ a presa, e Ă  tarde repartirĂĄ o despojo.
28 Todas estas sĂŁo as doze tribos de Israel; e isto Ă© o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bĂȘnção.
29 Depois ordenou-lhes, e disse-lhes: Eu me congrego ao meu povo; sepultai-me com meus pais, na cova que estĂĄ no campo de Efrom, o heteu,
30 Na cova que estĂĄ no campo de Macpela, que estĂĄ em frente de Manre, na terra de CanaĂŁ, a qual AbraĂŁo comprou com aquele campo de Efrom, o heteu, por herança de sepultura.
31 Ali sepultaram a AbraĂŁo e a Sara sua mulher; ali sepultaram a Isaque e a Rebeca sua mulher; e ali eu sepultei a Lia.
32 O campo e a cova que estĂĄ nele, foram comprados aos filhos de Hete.
33 Acabando, pois, JacĂł de dar instruçÔes a seus filhos, encolheu os pĂ©s na cama, e expirou, e foi congregado ao seu povo.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Mensagens biblioteca, salmos e passagens deixadas pelo senhor Jesus quando veio ao mundo carnal